domingo, 22 de abril de 2012


Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo integrado
Curso de Introdução à educação digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Práticas e medidas de preservação do Córrego Grande
EQUIPE:
Bevânia de Fátima Costa Tameirão
Daziane Girlene Santos
Ilka Fabiana Vieira
Maria das Dores Pereira Soares






Olhos D'Água, Abril de 2012
























PRÁTICAS E MEDIDAS

DE PRESERVAÇÃO DO

CÓRREGO GRANDE












APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Através de intervenções educativas em educação ambiental sobre práticas e medidas de preservação do Córrego Grande, comunidade de Três Dias - Município de Olhos D'Água - MG, busca-se ação coletiva com a população através de investigações, discussões buscando-se possíveis caminhos, através das mudanças de atitudes, costumes e formação de valores que foram e serão aprendidos na prática do dia a dia, no meio social do campo.
Entende-se que diante de um mundo globalizado, em que as máquinas vem cada vez mais diminuindo o trabalho do homem e sua mão de obra, causando o êxodo rural, e como consequência a marginalidade econômica e social, é necessário investir em um processo educativo para bem comum dos homens. E a Escola Municipal Luíza Gomes da Silva, como centro formador dos futuros dirigentes da sociedade buscou através de um projeto de intervenção, desenvolver o potencial latente dos alunos, principalmente rurais, para que desde crianças aprendam a preservar a água, que é fonte de vida.
É preciso lembrar a necessidade do plantio e da conservação das árvores para que a terra não venha tornar-se um imenso deserto. Nessa proposta de ação coletiva, o desafio aqui é conseguir sensibilizar os alunos, despertando neles sentimentos mais íntimos e de responsabilidade com os diversos usos das águas do Córrego/Rio.





DESENVOLVIMENTO
O Córrego Grande passa dentro da comunidade de Três Dias. A água está pouca em consequência da devastação.
O objetivo principal deste projeto é promover o desenvolvimento e a participação efetiva das crianças e todos os moradores da comunidade sobre práticas e medidas de preservação da água que garantirão, sobretudo a proteção do Córrego Grande/do rio e suas nascentes. Com intervenções educativas sobre práticas e medidas de preservação da água, propõem-se nos objetivos específicos sensibilizar a população sobre a importância de preservação do Meio Ambiente destacando-se as águas do referido córrego promovendo discussões, observações, pesquisas retratando a realidade através de murais, músicas, paródias, textos e vídeos.
A partir da Constituição Federal de 1988, ficou estabelecido que todos os corpos d'água fossem de domínio público. Isso significa que nenhum proprietário de terra, rural ou urbana é dono de água que brota em seus terrenos, pois, ela é um bem coletivo, portanto, é de toda a sociedade.
Na cartilha "Proteção de Nascentes" da série Meio Ambiente, fornecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais-EMATER-MG, mostra-se que em diversas propriedades rurais, as nascentes têm diminuído suas vazões, ou, em muitos casos, até secando. Os córregos, rios e demais cursos d'água dependem delas para sua manutenção e sobrevivência. Segundo Souza(2006), é a água das chuvas que se infiltram na terra e abastecem o lençol subterrâneo, são eles os responsáveis pelo surgimento das nascentes.
Sendo assim, os parceiros neste trabalho são as instituições dos Governos Federal,Estadual e Municipal, as organizações sociais e civis e comunidades rurais e urbanas.
O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar através de visita a campo em áreas pré-estabelecidas, discussões, observações, pesquisas, murais, músicas, paródias, textos e vídeos.




CONCLUSÃO
Após a conclusão do projeto de Intervenção local percebeu-se que diante os problemas ambientais a área social e o meio ambiente começam a ser prioridades dos gestores locais. A busca de práticas e medidas de preservação do Córrego Grande proporcionou reflexão a todos os envolvidos. O trabalho foi produtivo tanto em sala de aula quanto com a população.
Foi possível perceber ainda que as crianças e a comunidade escolar estão sensibilizadas sobre a importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal.



REFERÊNCIAS
CARTILHAS, Série Meio Ambiente, Proteção e Recomposição de Matas ciliares/ Bacias de Captação de enxurradas/ Conservar o solo para proteger o rio/ Queimadas e queimas controladas/ Água um recurso Ameaçado/ Reserva legal-EMATER-MG Outubro
2006. w.w.w.emater.mg.gov.br
SOUZA, Enio Resende de Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas Belo Horizonte: EMATER-MG, 2002.p.il.

RADESPIEL, Maria - Alfabetização Sem Segredos: atividades para o Pré-escolar e a 1ª Série/ Belo Horizonte, MG: Editora IEMAR, 1996.

FONSECA, Márcia Santos - Ciências para você: 4º ano/ Curitiba: Positivo, 2007.

CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro - Linhas e entrelinhas: 4º ano/ Curitiba: Ed. Positivo. 2008.

SANTOS, Maria Helena Araújo - Caderno de ensino e aprendizagem: Ciências 4/ Programa Escola Ativa 2010.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário