CURSO: INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 HORAS
UNIDADE 3 – BLOGS: O QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
ATIVIDADE 3.4 – Projeto Integrado de Aprendizagem
NOME: Bevânia de Fátima Costa Tameirão
ESCOLA: E.M. Luíza Gomes da Silva
FORMADORA: Jenúzia e Josiana
1- Definição e caracterização do problema
Ameaça de o Córrego Grande secar em conseqüência da devastação
provocada pelo homem.
2- Objetivo principal:
Promover o desenvolvimento e a participação efetiva das crianças e
todos os moradores da comunidade sobre práticas e medidas de preservação da
Água que garantirão, sobretudo a proteção dos rios e suas nascentes.
3- Objetivos Específicos:
· Promover discussões,
observações e pesquisas sobre córregos existentes na comunidade.
· Sensibilizar sobre a
importância da preservação do córrego destacando a água como fonte de vida.
· Montar mural sobre o
tema.
· Trabalhar com músicas
que falem sobre o tema e levem a reflexão usando recursos como: paródias,
textos, vídeos e investigações.
4- Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Ciências: Conhecer diversos tipos de plantas e animais que vivem na
água e aprender muitas coisas sobre eles:
· Características
· Habitat
· Utilidade
· Reprodução
· Alimentação
· locomoção
PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes)
Água que nasce
Na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do
Ribeirão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco do
Trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos (bis)
Água dos igarapés
Onde Iara, mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água de chuva
Tão tristes
São lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
No fundo da terra (bis)
TERRA, PLANETA ÁGUA!
História e Geografia:
· Conhecer a história
do surgimento do córrego.
· Aprender que as
pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água.
Português: Criar paródias
Fazer interpretações
Água
fonte de vida
Água clarinha,
Que corre, que desce...
Que sobe, que cai!
Que é fumacinha.
Que são pedrinhas.
Que muda de forma,
Constantemente.
Que sai das nuvens.
Que alegra as plantas
Que sacia a sede,
De plantas e animais
E a minha também.
Não falte jamais!
Matemática:
· Propor situações
problemas envolvendo a água;
· Estatísticas (contas
de água)
Educação Religiosa: Reflexão da Bíblia sobre a criação do mundo tendo
a água como fonte de vida.
Artes: Desenho livre
Recorte e colagem
5- Plano de ações
Ação1
Descrição: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação
da água, mostrando suas múltiplas formas de uso através de apresentações de
vídeo.
Tempo previsto: 2 horas
Atores envolvidos: Professores e alunos
Subproduto: Retratar a atual realidade.
Açao2
Descrição: Trabalhar com textos relacionados ao tema.
Tempo previsto: 2 horas
Atores envolvidos: Alunos e professores.
Subproduto: Montar informações diferenciadas.
Ação3
Descrição: refletir com os alunos a passagem bíblica de Gênesis que
fala sobre a criação do mundo.
Tempo previsto: 30 minutos
Atores envolvidos: Professores e alunos
Subproduto: localizar a passagem no livro de Gênesis
Capítulo1(versículo 1 a 31) Capítulo 2(versículo 1 a 4)
Ação4
Descrição: Criar situações problemas envolvendo o tema.
Tempo previsto: 1 hora e 30 minutos
Atores envolvidos: Professores e alunos
Subproduto: Trabalhar a memorização envolvendo as quatro operações
fundamentais.
Ação5
Descrição: Montar o mural coletivo sobre o tema que será exposto no
pátio da escola.
Tempo previsto: 4 horas
Atores envolvidos: Professores e alunos
Subproduto: envolver todos em um trabalho coletivo.
Ação6
Descrição: Investigar moradores da comunidade local em busca de
informações sobre o Córrego Grande, de como era antes e como está hoje.
Tempo previsto: 2 horas
Atores envolvidos: Professores e alunos
Subproduto: Dialogar com moradores que conhece a realidade do problema
detectado.
6- Tempo total de realização do projeto.
Três semanas
7- Material total de realização do projeto.
DVD, folha mimeografada, papel manilha, tesoura, cola, pincel, lápis
de cor, Bíblia, recurso humano.
8- Fontes de pesquisa:
INTERNET, livro: Linhas e Entrelinhas, Ciências para você, Ciências:
Escola Ativa, Alfabetização sem segredos.
9- Formas de avaliação.
Hora social e/ou exposição de trabalhos.
Equipe:
Bevânia de Fátima Costa Tameirão
Daziane Girlene Santos
Ilka Fabiana Vieira
|
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário